Para os processos de onboarding, a confirmação do telefone seguro é uma das principais camadas de #segurança e #prevencaoafraudes. Na grande maioria dos casos, mesmo que o proponente/fraudador apresente uma documentação próxima do original, e tenha êxito em “passá-la” desapercebida pelos Analistas, o nº do telefone apresentado para credenciamento, com certeza será diferente daquele pertencente ao real titular do documento.
O Estelionatário, necessariamente, tem que informar o “seu” telefone (cadastrado exclusivamente para praticar fraudes), pois será através dele, que o Analista efetuará uma possível “confirmação” e, geralmente, é por ele que muitos credenciadores enviarão um SMS devolutivo, uma senha provisória, etc, como complemento aos processos de validação e credenciamento.
Atualmente, pouquíssimos players possuem condições de confirmar os dados do titular do nº do telefone junto às operadoras. Essa é uma parceria difícil de conseguir, pois há receio de ferir princípios da #lgpd. Na minha opinião, não, pois esse tipo de consulta, não devolve informações restritas protegidas por lei, pois retorna apenas um “ok”, quando uma consulta da combinação de nº de telefone + CPF, correspondem à mesma pessoa.
Existem outros players (birôs) que já operam com uma solução alternativa, disponibilizando consultas ou encaminhando um SMS ao proponente, ao telefone tido como seguro, solicitando uma devolutiva para confirmação do processo de credenciamento. Se for um fraudador que estiver tentando efetuar um credenciamento, teoricamente, ele não terá o seu telefone validado por um birô confiável.
Lembrando que os birôs detêm informações extraídas diretamente de uma análise comercial e de comportamentos, que validam como seguro um telefone ou endereço, quando várias transações “limpas” (sem chargebacks ou contestação por fraude/golpe), já foram realizadas por soluções de meios de pagamento, antifraude, credenciadoras, bancos, etc. A partir dessas informações, os telefones utilizados pelos seus “verdadeiros” donos, dentre outras informações, são validados como “seguro”.
Dessa forma, a confirmação de #telefoneseguro é imprescindível para os modelos e soluções de Prevenção, principalmente, para os que detém de pouca tecnologia implementada em seus onboardings, sendo OBRIGATÓRIA, pois a divergência do telefone seguro é um ponto crucial para indicar uma suspeita de fraude.
Lembrando que por si só, a divergência não responde 100% para a confirmação de uma fraude, uma vez que, pode tratar-se de um telefone novo, que ainda não foi capturado e validado pelos birôs de crédito. Porém, essa divergência, somada a outras que porventura foram detectadas, pode apoiar o processo decisório, evitando fraudes e prejuízos, decorrentes de processos fraudulentos em credenciamento, principalmente por roubo de identidade.
TMJ
Grande abraço à todos !